Conheça o Observatório da Obra

Foto: Helio Nobre

Enquanto o público aguarda a tão esperada inauguração do Novo Museu do Ipiranga, marcada para setembro de 2022, é possível acompanhar todo o processo de restauração e ampliação do Edifício Monumento no Observatório da Obra.

Com dois andares, o Observatório da Obra possui um mirante, de onde o público tem uma visão privilegiada de toda a frente do canteiro de obras, conseguindo observar, inclusive, as ações para a ampliação e para a construção da nova entrada do Museu do Ipiranga. Será uma maneira de acompanhar o dia a dia da obra com segurança.

A área externa do pavilhão é dedicada a exposições – painéis abordam os marcos da obra e do processo construtivo. Além da história da criação do Edifício-Monumento, no século XIX. No interior do contêiner, TVs exibem os vídeos da série “Diário da Obra”, mostrando ao visitante os avanços do projeto de recuperação do Museu e o status atual da obra.

A entrada é gratuita e o espaço funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 18h. Em função da pandemia Covid-19, as visitas só podem ser realizadas mediante agendamento.
.

Instruções de segurança para sua visita

A abertura do Observatório da Obra segue as mesmas recomendações de segurança, em relação ao controle da disseminação da Covid-19, que são adotadas pela Universidade de São Paulo. Veja abaixo algumas instruções para tornar sua visita mais segura:
.
IMPORTANTE: Compareça no horário agendado. Para não formar filas ou gerar aglomerações, não se atrase nem chegue com muita antecedência.
.
  • É obrigatório o uso de máscaras de proteção facial.
  • Dentro do espaço, é recomendado o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre pessoas.
  • Recipientes com álcool gel estão distribuídos no Observatório.
  • Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas dentro do espaço.
  • Não toque nos painéis.
  • Não há banheiros nem bebedouros dentro do espaço.

Fotos: Divulgação/MP

A entrada é gratuita e o espaço funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 17h30. Em função da pandemia Covid-19, as visitas só podem ser realizadas mediante agendamento. Estamos operando com 40% da capacidade ou 10 vagas por horário. Enquanto durar o período de medidas de combate à pandemia, os ingressos serão disponibilizados sempre semanalmente.

Todo o espaço do pavilhão, assim como o conteúdo nele exposto, é completamente acessível. As ações de acessibilidade incluem o uso de libras e dispositivos de audiodescrição (leve seu fone pessoal para usar os dispositivos).

Obras do Museu do Ipiranga continuam

As obras do Novo Museu do Ipiranga não pararam. Com o objetivo de assegurar a entrega do projeto em 2022, o canteiro de obras e as frentes de trabalho foram reorganizados para continuar funcionando. Com a adoção de protocolos de segurança, que incluem o monitoramento diário das condições de saúde dos trabalhadores, o afastamento dos grupos de risco e o escalonamento das equipes, além do uso e higienização constante dos EPIs, mantiveram-se os trabalhos.

.

Roteiro do audioguia: clique aqui

Roteiro do vídeo em Libras: clique aqui

APOIO: