Museu do Ipiranga anuncia mais dois cursos de difusão em novembro com certificado USP

Em novembro, o Museu do Ipiranga, unidade de ensino e pesquisa da Universidade de São Paulo, dá continuidade à série de aulas que apresentam e discutem a Cultura Material e a História do Brasil por meio do processo de pesquisa e de produção das exposições preparadas para a reabertura do espaço, em 2022.

Os cursos são totalmente gratuitos e online, com alcance em todo Brasil, e, neste mês, abordam os temas A pintura “Independência ou Morte!”: significados e a sua materialidade, nos dias 9 e 10, e Exposição de obras em papel: conservação, critérios e decisões, nos dias 23 e 24.

Ao todo, são 800 vagas – 400 para cada curso – e 50% delas destinadas a professores e alunos da rede pública. As inscrições devem ser feitas pela plataforma Apolo até os dias 05 e 19/11, respectivamente. Para professores e alunos, é preciso encaminhar documento comprobatório de atividade para o e-mail cursosmp@usp.br. Caso o número de inscritos exceda o número de vagas, será realizado um sorteio para a seleção.

Os cursos oferecem certificado na categoria de Difusão Cultural, emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, para aqueles que cumprirem a carga horária apresentada: são seis horas de duração, divididos em dois dias. As aulas são ao vivo, e contam com recursos de acessibilidade como Libras, legendagem e audiodescrição.

Confira abaixo as informações sobre os cursos oferecidos em novembro.

A pintura “Independência ou Morte!”: significados e a sua materialidade

9 e 10/11, terça e quarta-feira, das 18h às 21h

Inscrições até 5/11 no sistema Apolo

Nº Máximo de Inscrições Válidas: 400

Professores e alunos da rede pública com ênfase na rede pública universitária terão direito a 50% das vagas – encaminhar o documento comprobatório de atividade para o e-mail cursosmp@usp.br

Coordenador: Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins

Professores Ministrantes:

Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins

Profa. Dra. Marcia de Almeida Rizzutto

Dra. Yara Ligia Mello Moreira Petrella

Dra. Michelli Cristine Scapol Monteiro

Dra. Isabela Ferreira Sodré dos Santos

Primeira pintura de história do acervo institucional, a obra “Independência ou Morte!”, que integra a exposição “Uma História do Brasil”, já estava no Monumento do Ipiranga quando foi inaugurado como Museu Paulista, em 1895. O curso abordará os processos de criação do pintor Pedro Américo (com análise às referências da pintura europeia que o artista utilizou para sua composição) e sua associação com as intenções de homenagem a Dom Pedro I, ao regime imperial e à própria cidade de São Paulo como lugar de fundação da nação. Também serão apresentados os diferentes processos de análise científica da pintura, que forneceram dados como a preparação da tela e a composição química da camada pictórica e auxiliaram nas decisões dos procedimentos de restauro realizados entre 2019 e 2021.

Realização:  Museu Paulista – plataforma Youtube.

Informações: cursosmp@usp.br

Exposição de obras em papel: conservação, critérios e decisões

23 e 24/11, terça e quarta-feira, das 18h às 21h

Inscrições até 19/11 no sistema Apolo

Nº Máximo de Inscrições Válidas: 400

Coordenadores: Profa. Dra. Vânia Carneiro de Carvalho e Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins

Professora ministrante: Ina Hergert

O curso faz uma breve introdução dos embasamentos teóricos e práticos que devem ser considerados numa exposição dos acervos com suporte em papel. Estarão em pauta os critérios e caminhos para decisões sobre o que expor, por quanto tempo e como. O curso também apresenta ideias práticas de como expor as obras deste material e traz exemplos dos trabalhos de preparação do acervo selecionados para exposições da reabertura do Novo Museu do Ipiranga.

Realização:  Museu Paulista – plataforma Youtube.

Informações: cursosmp@usp.br