NOVO MUSEU

O projeto Museu do Ipiranga 2022 tem como objetivo a restauração e modernização completas do Museu do Ipiranga, visando a sua reabertura para as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil em 2022.

Para a realização do projeto várias etapas devem ser cumpridas: elaboração de Programa de Necessidades (executado), Diagnóstico Estrutural e das Fachadas (executado), Concurso Público para Seleção do Projeto Arquitetônico e de Restauro (executado), Estudo Preliminar (executado), Projeto Básico (executado), Projeto Executivo (em andamento), licitação e execução da Obra (previsão de início no último trimestre de 2019) e implantação das novas exposições e áreas técnicas do Museu.

O novo projeto prevê  que todo o edifício, patrimônio tombado nas três esferas do governo, será dedicado exclusivamente à visitação pública, com exposições e espaços de fruição visual de sua arquitetura monumental plenamente renovados, com acessibilidade universal e integrados ao conjunto urbanístico do Parque da Independência.

O Museu terá, ainda, uma nova área de 6.800 m², incluindo sala de exposições temporárias, salas para atendimento do programa educativo, café, auditório, loja e uma área confortável de acolhimento, tornando-o compatível com os grandes museus internacionais. O Novo Museu irá ampliar de forma significativa a sua visitação pública, podendo receber um público acima de 500.000 visitantes/ano.

As exposições de longa duração, utilizando os acervos do Museu, serão ampliadas e completamente renovadas. Os temas e questões serão desenvolvidos dentro das linhas de pesquisa institucional: Universo do Trabalho, Cotidiano e Sociedade e História do Imaginário. Prevê-se novos mobiliários, projeto de iluminação, projetos de multimídia e restauração de acervos. Especial atenção será dada para a acessibilidade plena, entendida como forma de inclusão social de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade.

Conheça aqui o projeto do Novo Museu