QUEM SOMOS

A gestão do Projeto Museu do Ipiranga 2022 é feita de forma compartilhada pelo Grupo de Trabalho Museu do Ipiranga 2022, pela direção do Museu do Ipiranga e pela Fundação de Apoio à USP (FUSP).

O Grupo de Trabalho Museu do Ipiranga 2022 propõe diretrizes e monitora a execução do Projeto de Restauro. Ele representa a presença regular da Reitoria nas tomadas de decisão, estabelecimento de parcerias, estratégias de captação de recursos e discussão de formas de sustentabilidade do Museu a longo prazo.

A direção do Museu do Ipiranga participa regularmente do Grupo de Trabalho e é responsável pela conceituação do Projeto, o desenvolvimento dos conteúdos e pela execução de atividades acadêmicas e culturais da instituição, incluindo as contrapartidas aos parceiros e patrocinadores.

A FUSP - Fundação de Apoio à USP é uma entidade privada, sem fins lucrativos, cujo objetivo precípuo é proporcionar à Universidade de São Paulo - USP, dentro de suas possibilidades, meios necessários à adequada mobilização de recursos humanos e materiais para o atendimento das finalidades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo; desenvolver atividade de apoio cultural, social, acadêmico, ambiental, esportivo e a saúde.

O Museu do Ipiranga realizou um convênio com a Fundação, que recebe a administra as verbas de patrocínio e outras fontes de recurso para a viabilização financeira do projeto.

Faz parte do projeto do Novo Museu a implantação de um novo modelo de gestão, que articule o financiamento e gestão da USP com parceiros governamentais, sociedade civil e empresariais, tornando o Museu sustentável a longo prazo e à altura de seus congêneres internacionais.

GT MUSEU DO IPIRANGA 2022 / UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Presidente/Secretário Geral
Prof. Dr. Pedro Vitoriano de Oliveira

Controlador-geral
Prof. Dr. Adalberto Américo Fischmann

Chefe do Depto. de História da Arquitetura e Estética do Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Profa. Dra. Beatriz Mugayar Kuhl

Superintendente da Superintendência do Espaço Físico
Prof. Dr. Francisco Ferreira Cardoso

Pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária
Profa. Dra. Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado

Coordenador do Escritório de Desenvolvimento de Parcerias
Prof. Dr. Rudinei Toneto Júnior

Diretora do Museu do Ipiranga
Profa. Dra. Solange Ferraz de Lima

Assessora do Gabinete do Reitor para Museu e Acervos
Dra. Renata Vieira da Motta

MUSEU DO IPIRANGA: DIRETORIA E EQUIPE

A direção do Museu Paulista da USP é um cargo preenchido por docente da Universidade de São Paulo que conta com o engajamento de toda a equipe do Museu do Ipiranga, composta por 72 funcionários, para a realização do Projeto Museu do Ipiranga 2022.

O Museu Paulista da USP é formado pelo Museu do Ipiranga – Edifício-Monumento no Parque da Independência (localizado na zona sul da cidade de São Paulo) e por um conjunto de imóveis no bairro do Ipiranga, que abrigam os setores técnicos e administrativos - Biblioteca, Serviço de Documentação Textual e Iconográfica, Serviço de Ações Educativas, Laboratórios de conservação e demais atividades de pesquisa, ensino, cultura e extensão universitária e Administração – e pelo Museu Republicano de Itu (Casa do Barão e Casa da USP), em Itu.

FUNDAÇÃO DE APOIO À USP

A FUSP atua há 26 anos na realização de projetos de pesquisa, desenvolvimento e extensão universitária, junto à Universidade de São Paulo. Até o momento administrou mais de 3.000 projetos financiados por empresas privadas, órgãos federais, estaduais, municipais e entidades do exterior. Saiba mais em http://fusp.org.br/.