Conheça o Observatório da Obra

Foto: Helio Nobre

Enquanto o público aguarda a tão esperada inauguração do Novo Museu do Ipiranga, marcada para setembro de 2022, é possível acompanhar todo o processo de restauração e ampliação do Edifício Monumento no Observatório da Obra.

Com dois andares, o Observatório da Obra possui um mirante, de onde o público tem uma visão privilegiada de toda a frente do canteiro de obras, conseguindo observar, inclusive, as ações para a ampliação e para a construção da nova entrada do Museu do Ipiranga. Será uma maneira de acompanhar o dia a dia da obra com segurança.

A área externa do pavilhão é dedicada a exposições – painéis abordam os marcos da obra e do processo construtivo. Além da história da criação do Edifício-Monumento, no século XIX. No interior do contêiner, TVs exibem os vídeos da série “Diário da Obra”, mostrando ao visitante os avanços do projeto de recuperação do Museu e o status atual da obra. Também no interior do pavilhão, há um balcão expositivo onde serão exibidos moldes dos ornamentos do edifício. Futuramente, serão expostos também objetos arqueológicos encontrados no processo de escavação, em sua maioria cacos de louças e objetos domésticos do século 20.

A entrada é gratuita e o espaço funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 18h. Em função da pandemia Covid-19, as visitas só podem ser realizadas mediante agendamento.
.

Fotos: Divulgação/MP

Todo o espaço do pavilhão, assim como o conteúdo nele exposto, é completamente acessível. As ações de acessibilidade incluem o uso de libras e dispositivos de audiodescrição.

Obras do Museu do Ipiranga continuam

As obras do Novo Museu do Ipiranga não pararam. Com o objetivo de assegurar a entrega do projeto em 2022, o canteiro de obras e as frentes de trabalho foram reorganizados para continuar funcionando. Com a adoção de protocolos de segurança, que incluem o monitoramento diário das condições de saúde dos trabalhadores, o afastamento dos grupos de risco e o escalonamento das equipes, além do uso e higienização constante dos EPIs, mantiveram-se os trabalhos.

.

Instruções de segurança para sua visita

A abertura do Observatório da Obra segue as mesmas recomendações de segurança, em relação ao controle da disseminação da Covid-19, que são adotadas pela Universidade de São Paulo. Veja abaixo algumas instruções para tornar sua visita mais segura:

• É obrigatório o uso de máscaras de proteção facial.
  • Antes de entrar, sua temperatura será medida por um termômetro eletrônico
  • Dentro do espaço, é recomendando o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre pessoas.
  • Dispensários com álcool gel estão distribuídos no Observatório.
  • Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas dentro do Museu.
  • Não toque nos painéis.

APOIO: