– Como consigo ingressos?
É possível obter ingressos de duas formas: por meio de agendamento em nosso site, no botão “Adquira seu ingresso“, ou diretamente na bilheteria, no dia da visita.
Contato
É possível obter ingressos de duas formas: por meio de agendamento em nosso site, no botão “Adquira seu ingresso“, ou diretamente na bilheteria, no dia da visita.
Sim. Temos cotas de ingressos vendidos na bilheteria para quem não conseguiu comprar pela internet.
Sim. Clique aqui e confira a lista.
Pessoas com deficiência – PcD e um acompanhante tem direito a meia-entrada. É necessário laudo médico comprovando a deficiência. Saiba mais sobre as categorias de meia-entrada aqui.
No site, é possível reservar até 4 ingressos por CPF. Já na bilheteria, é vendido um ingresso por pessoa.
Sim, cada ingresso vale para uma pessoa.
Sim. Os visitantes podem chegar com até 15 minutos de tolerância após o horário agendado.
Clique neste link.
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O Museu do Ipiranga oferece um cadastro para grupos entre 10 e 40 pessoas. Caso o grupo seja maior, é necessário fazer mais de um cadastro (exemplo: um grupo com 60 pessoas precisa de um cadastro com 40 e outro com 20 pessoas). São aceitos grupos com as mais variadas configurações (estudantes, ongs, famílias e amigos, turistas etc). Para informações sobre as datas de abertura de cadastros e como inscrever um grupo, clique aqui.
Operamos de terça a domingo, das 10h às 17h, com última entrada às 16h. A bilheteria abre às 9h. O Museu fecha às segundas.
Não. Devido ao aumento da propagação da Covid-19, o uso de máscaras é recomendado nas visitas ao Museu do Ipiranga.
Sim, os ingressos são transferíveis. Eles podem ser cedidos para qualquer pessoa, mesmo se estiverem cadastrados em um CPF diferente de quem irá fazer a visita.
Não é possível transferir a data de um ingresso. O bilhete é válido somente para a data da reserva. Para mudança de data, é necessário obter um novo ingresso.
Somente crianças com mais de 6 anos de idade necessitam de ingresso.
Sim. Em caso de perdas de itens no Museu, escreva para segurancamuseu@usp.br. No título, escreva “Achados e Perdidos” e qual item perdeu. Por exemplo: “Achados e Perdidos – óculos”. No corpo do email, coloque detalhes como data da perda e um telefone para contato. Os itens encontrados ficarão armazenados por um período de 30 dias, sendo posteriormente destinados a doação. Caso seja um documento pessoal, o Museu tentará encaminhá-lo para as sedes dos Correios.
Sim, o museu dispõe de 7 cadeiras de rodas não-motorizadas que podem ser utilizadas conforme a disponibilidade.
Sim. Consulte as regras aqui.
A entrada de animais é permitida somente nos seguintes casos:
– cães-guia para pessoas com deficiências visuais.
– animal de suporte emocional, mediante apresentação de laudo psiquiátrico.
Sim. Envie uma foto e informações sobre o item para o e-mail acervos.museupaulista@usp.br. A oferta será analisada pela direção do Museu.
O Museu do Ipiranga foi inaugurado em 7 de setembro de 1895. Concebido inicialmente como um monumento à Independência, foi adaptado para se transformar em museu. Primeiro, recebeu um acervo de História Natural. A partir do primeiro centenário da Independência, passou por uma reformulação e passou a privilegiar coleções ligadas à História do Brasil e Paulista.
Sim. O Museu está equipado com elevadores, rampas de acesso e diversos recursos para exploração do acervo. Os itens de acessibilidade para apreciar as obras incluem telas táteis, maquetes tridimensionais, dispositivos olfativos, reproduções 3D e em materiais semelhantes às peças originais, como pedra e metal, cadernos em Braile, amostras de texturas e objetos adquiridos especificamente para o manuseio dos visitantes.
Os acervos da biblioteca do Museu do Ipiranga integram o Sistema de Bibliotecas da USP e podem ser consultados no sistema Dedalus – Banco de Dados Bibliográficos da USP, por meio do site www.usp.br/sibi.
As imagens dos acervos do Museu que estão na plataforma Wikipedia poderão ser baixadas e carregadas com a licença Creative Commons (CC) – CC-BY-4.0, que permite o uso das imagens sem a necessidade de autorização, respeitando-se os Termos e Condições de Uso estipulados na plataforma. Saiba mais sobre as licenças aqui.
Os itens dos acervos que não estão em domínio público e, portanto, que não integram o acervo disponibilizado na plataforma WikiGlam, dependerão de autorização de liberação do uso patrimonial.
Para mais informações, acesse o link Solicitação de imagens.
O Museu do Ipiranga é uma unidade da Universidade de São Paulo e realiza os processos seletivos de colaboradores por meio de concursos públicos. Os editais são divulgados no Diário Oficial do Estado de São Paulo, disponível no link imprensaoficial.com.br.
Clique aqui. Há opções para pessoas físicas e para empresas, com e sem incentivo fiscal.
O Museu do Ipiranga é uma unidade da Universidade de São Paulo, parte do conjunto de museus da universidade.
Não. Na verdade, o prédio que abriga o Museu do Ipiranga, inaugurado em 7 de setembro de 1895, sempre foi destinado à atividade museal. Sendo assim, nunca abrigou moradores, como D. Pedro I.
Porém, vale mencionar que os restos mortais do primeiro imperador do Brasil, bem como os das suas esposas, as imperatrizes Leopoldina da Áustria e Amélia de Leuchtenberg, repousam na Cripta Imperial do Parque da Independência, em frente ao Museu do Ipiranga.
Clique aqui e saiba mais detalhes.
Sim. O museu oferece um serviço de guarda-volumes gratuito. Solicitamos que evitem trazer grandes volumes, como malas e mochilas grandes, além de itens como guarda-chuva.
Não é permitida a entrada com bolsas e mochilas de grande porte, guarda-chuvas, alimentos, garrafas com líquidos e suportes para celulares e câmeras.
Os jardins do Museu do Ipiranga tem acesso gratuito, de segunda a domingo, das 5h às 20h. As fontes circulares tem acesso livre, entretanto podem ser desligadas sem aviso prévio de acordo com necessidades de manutenção.
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