A diferença entre solidão e isolamento (e por que isso importa)

solidão e isolamento
solidão e isolamento

Muitas vezes usamos os termos de forma intercambiável. Eis por que precisamos saber a diferença.

Muitas vezes usamos as palavras “solidão” e “isolamento” de forma intercambiável, e no último ano ou mais, muitos de nós nos familiarizamos muito com ambas. No entanto, é possível estar isolado, mas não solitário, ou solitário, mas não isolado. E ambos têm um impacto significativo em nosso bem-estar físico e mental.
Isolamento social é a falta de conexões sociais. Isso pode ser devido à quarentena, viver em uma área remota, viver sozinho ou qualquer outro fator que pode impedir uma pessoa de ter uma rede de pessoas com quem contar e em quem confiar.

Solidão , por outro lado, é o sentimento de estar socialmente isolado, o que não é necessariamente o mesmo. Uma pessoa pode ter muitas conexões sociais com outras pessoas e ainda se sentir solitária, enquanto uma pessoa socialmente isolada pode ter apenas algumas conexões sociais próximas, mas não se sentir solitária.

A solidão e o isolamento social eram problemas significativos mesmo antes da pandemia 

Mesmo antes da pandemia, a solidão e o isolamento social eram problemas significativos. Em um relatório da National Academics of Science, Engineering and Medicine, um quarto dos americanos com mais de 65 anos foram considerados socialmente isolados, enquanto um número significativo de adultos com mais de 45 anos foram relatados como se sentindo solitários, com a proporção aumentando com a idade.

Este relatório foi publicado em fevereiro de 2020, pouco antes de nosso mundo virar de cabeça para baixo, nos forçando à quarentena e mantendo uma distância física entre nós. Como Carla Perissonotto , uma das autoras do relatório e membro do corpo docente em medicina geriátrica na Universidade da Califórnia, em São Francisco,  disse ao Comitê Especial do Senado sobre Envelhecimento : “A realidade é que, até certo ponto, estamos em uma zona sem dados. Não sabemos quanto tempo temos que ficar solitários ou isolados, ou quão grave isso deve ser para que tenhamos consequências negativas duradouras.”Nossas estratégias para mitigar a solidão precisam mudar 

Quanto ao que fazer sobre isolamento social e solidão, estamos em um novo território. O que sabemos é que tanto o isolamento social quanto a solidão são prejudiciais à nossa saúde . O isolamento social leva a um risco maior de morte prematura, bem como a um risco maior de demência. Tanto o isolamento social quanto a solidão aumentam nosso risco de ataque cardíaco e derrame, enquanto a solidão geralmente causa taxas mais altas de ansiedade e depressão.

À medida que a pandemia se estende, nossa capacidade de mitigar nosso isolamento social ainda é restringida pelas precauções da COVID-19. Também estamos todos lidando com a fadiga do Zoom, enquanto as mídias sociais e outras formas de comunicação digital só podem ir até certo ponto.

Em termos de quão bem o contato digital pode ajudar a afastar a solidão, estudos mostraram resultados mistos, com um estudo mostrando um aumento na solidão apesar do aumento na comunicação digital, enquanto outro estudo mostrou que, embora adultos com mais de 50 anos tenham experimentado maior isolamento social, suas taxas de solidão permaneceram estáveis.

Pense no que você precisa para se sentir menos sozinho 

No entanto, quando se trata de isolamento social e solidão, o que podemos fazer é pensar sobre o que precisamos para nos sentir menos sozinhos.

Quando se trata de contato social significativo, isso será diferente para cada um, o que significa que o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

Como Perissinotto disse ao NY Times , o que podemos fazer é pensar sobre os tipos de conexões de que precisamos e como podemos obtê-las.

Seja lá o que for que possa ajudar você a se sentir um pouco menos sozinho, é importante buscar isso e dedicar o tempo que você precisa para isso. Sua saúde e bem-estar vão agradecer.